Como Prevenir a Dengue

Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a Dengue é uma doença a qual já foi considerada Epidemia em muitas cidades brasileiras, principalmente litorâneas.

A doença caracteriza-se pelo surgimento repentino de febre alta, a qual persiste por 5 a 7 dias. Além da febre aguda, os principais sintomas apresentados pelos pacientes infectados são náuseas, dores musculares e manchas avermelhadas pelo corpo.

Até o momento não existem nenhum tipo de tratamento medicamentoso para o vírus da dengue em si. O tratamento adotado é focado na redução e amenização dos sintomas, utilizando-se medicamentos como Dipirona e Paracetamol. Estudos afirmam que vacinas preventivas estão sendo criadas, porém, ainda não há notícias oficiais.

Como Prevenir a Dengue

Como não existe cura, o único meio de prevenir a Dengue é controlar o aparecimento dos focos do mosquito – o qual se desenvolve em pontos com água parada e limpa.

Como Prevenir e Combater a Dengue?

Existem algumas maneiras de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, combatendo a transmissão da doença. Listamos abaixo alguns dos principais métodos preventivos da doença:

Mantenha pneus guardados em locais cobertos, distantes da chuva e outras quedas d’água. Cobrir os pneus e fazer furos em seu corpo evita o acúmulo de água limpa.

Caso sua casa não tenha telhado, mas apenas uma laje, realize limpezas periódicas para que não haja acúmulo de água da chuva sob a mesma.

Faça uma limpeza periódica nas calhas do telhado, para quem não se acumule água da chuva. Procure retirar galhos e folhas que facilitem tal acúmulo.

Substitua a água presente nos pratinhos das plantas por areia. Caso não seja possível, mantenha os pratinhos secos.

Mantenha poços artesianos e caixas d’água sempre fechadas e vedadas.

Os recipientes que mantém a água utilizada para servir animais devem ser reabastecidos diariamente.

O tratamento das águas de piscinas deve ser feito à base de cloro, na quantidade recomendada. Caso as piscinas não estejam sendo utilizadas, é indicado esvaziá-las por completo, mantendo-as sempre secas.

Garrafas de vidro e outros recipientes similares devem ser mantidos em área cobertas, sempre armazenados de cabeça para baixo. Caso não sejam mais utilizados, devem ser descartados em sacos plásticos fechados e vedados.

Quando em casa, os sacos de lixos devem ser mantidos fechados. No momento do descarte, evite deixa-los em terrenos baldios ou em áreas ao ar livre.

As bromélias, em especial, são flores que acumulam água entre suas folhas. Para regá-las e distancias o perigo do surgimento de um foco da Dengue, misture à água 1 colher (sopa) de água sanitária.

Combate a Dengue



Faça um Comentário